Nesta sexta-feira (24/06), tem sido de agonia para os pacientes da Clínica SEANF (Serviço de Assistência Clínica e Nefrológica), responsável pela hemodiálise em Formosa.
Pacientes estiveram presentes na unidade, na esperança de receber o atendimento de hemodiálise, porém, se depararam com falta de agulhas de fístula, simples equipamento para realizar o tratamento.
A Agulha de Fístula possui cânula de aço inoxidável com back-eye, paredes ultrafinas, corte a laser trifacetado assim como duplamente siliconada. Como resultado favorecendo um procedimento menos doloroso e seguro, causando trauma mínimo no acesso vascular.
Quem precisa de tratamento de hemodiálise em Formosa, além de passar pelo enorme sofrimento que é a doença em si, é obrigado a suportar a situação de descaso em que se encontram os pacientes da Clínica.
A reportagem do Jornal da Terra FM compareceu até o local, onde pacientes relataram estarem esperando pelo atendimento há mais de 5 horas. Em alguns casos, doentes renais precisam passar pelo procedimento, que filtra o sangue, até três vezes por semana. “É muito difícil porque já e um tratamento doloroso, sacrificante. Você já sai debilitado e ainda tem uma demora de atendimento. É complicado”, afirmou uma paciente.
Enquanto os pacientes esperam para serem atendidos, algumas cadeiras ficam paradas no corredor da Clínica.
No local, o Gerente responsável pela clínica identificado como Luan Santos Cardoso informou que não poderia conceder nenhuma entrevista, e que o mesmo havia recebido ordens do jurídico para não relatar sobre os fatos com a imprensa.
Por: Clícia Balbino de Sousa